A terapia sexual holística trabalha problemas da sexualidade e disfunções sexuais nos campos físico, mental, emocional e energético. É indicada não apenas para quem está com alguma dificuldade nessa área, mas também para quem não tem e quer conhecer melhor o próprio corpo, aprimorando a sexualidade e a vida sexual, inclusive em casal.
Para você entender melhor vale explicar que sexo é diferente de sexualidade. O sexo é o ato em si relacionado ao corpo físico; a sexualidade é tudo o que nos envolve desde o pensamento, as ações, as interações humanas, a energia vital que nos faz levantar pela manhã e realizar tudo o que precisamos! A sexualidade é sentir a vibração energética em todos os campos da nossa vida, e deixá-la fluir. É a sensação de prazer na vida e, também, no ato sexual, a troca de energia e a conexão afetiva.
Quando a sexualidade não é bem resolvida, ou a pessoa enfrenta medos, traumas e bloqueios, a energia vital não flui como deveria. Assim, surgem os problemas.
Os principais sinais são:
– Disfunções sexuais físicas;
– Dores na relação;
– Estresse na vida pessoal e profissional;
– Dificuldade em sentir prazer;
– Falta de conhecimento sobre o próprio corpo;
– Falta de amor próprio;
– Dificuldade na comunicação;
– Dificuldade nos relacionamentos;
– Traumas.
Para se ter ideia da importância do assunto, Freud já tratava desse assunto no século XIX. Em suas publicações ele escreveu resultado de estudos que mostravam que “o desvio do caminho da energia sexual pode estar associado à doenças mentais, transtornos psíquicos generalizados, enfim, a uma vida de angústia e sofrimento”, o que não é muito diferente nos tempos atuais.